Popularmente, as lesões da pálpebra são chamadas de terçol, mas existem duas patologias distintas que causam o seu aparecimento: uma com infecção, o terçol, e a outra sem infecção, o calázio.
O que é terçol?
O terçol, ou hordéolo, é uma inflamação aguda das glândulas das pálpebras (Glândulas de Zeis e Moll), que causa desconforto nos olhos. Não é uma doença contagiosa e seu tratamento é, em geral, simples.
O terçol surge quando há obstrução e contaminação das glândulas das pálpebras pela bactéria Staphylococcus aureus, bactéria comumente encontrada na pele. As Glândulas de Zeis e Moll são glandulas sebáceas e sudoriparas modificadas presentes nas pálpebras junto aos folículos pilosos, e são responsáveis por produzir gorduras e evitar o ressecamento dos olhos.
O terçol se assemelha a uma pequena “bolinha” localizado na borda da pálpebra perto dos cílios, e em alguns casos o terçol pode acometer a palpebra como um todo.
Tem como sintomas vermelhidão, dor, inchaço, desconforto ao piscar, sensibilidade à luz, lacrimejamento, coceira, calor e/ou sensação de corpo estranho.
O que devo fazer se tiver um terçol?
Os cuidados iniciais podem ser feitos em casa, com a limpeza da palpebra utilizando xampus de pH neutro, e colocando compressas de água mineral ou filtrada morna no local. Em geral o terçol drena e desaparece espontaneamente, mas em alguns casos pode ser necessário uso de analgésicos via oral e pomadas e/ou colírios contendo antibióticos e anti-inflamatórios e até mesmo antibióticos orais. Se o terçol não drenar em algumas semanas pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para sua remoção. Um terçol sem o devido acompanhamento e tratamento pode acabar ocasionando uma celulite no local. Não se deve espremer e muito menos furar o terçol.
É muito importante procurar um médico oftalmologista para o diagnóstico e tratamento adequado.
O que causa o terçol?
O terçol é desencadeado pela obstrução das glândulas, e essa obstrução pode ser causada por vários fatores. Um dos principais fatores é a blefarite, uma complicação que gera o aumento da secreção de gordura nos cílios, formando uma caspa em suas bases. Esse aumento da quantidade de gordura na região provoca a obstrução das glândulas sebáceas e deixa o local vulnerável à proliferação de bactérias.
Maus hábitos de higiene e baixa na imunidade também podem propiciar a formação de terçol.
Retirar toda a maquiagem antes de dormir e higiene ao manusear lentes de contato também são cuidados importantes na prevenção.
Como posso evitar o terçol?
O terçol pode se desenvolver em pessoas de todas as idades e sua prevenção se dá através de medidas simples como, por exemplo, não levar as mãos sujas aos olhos e retirar toda maquiagem antes de dormir.
Lavar frequentemente o rosto, manter bons hábitos de higiene e uma boa alimentação também ajudam na prevenção do terçol.
O que é calazio?
O calazio é provocado pela inflamação de uma das glândulas localizadas nas pálpebras que produzem o material sebáceo (as Glândulas de Meibomius).
Pelo seu aspecto, pode ser confundido com terçol (hordéolo), mas não se trata de uma lesão provocada por bactérias. Entretanto, se a inflamação não for controlada rapidamente ela pode se tornar infectada se bactérias se instalarem no local.
O calazio pode ser pequeno e não causar nenhum sintoma, podendo desaparecer espontaneamente. Quando o calázio é grande pode causar borramento da visão, desconforto, dor localizada e vermelhidão.
O que devo fazer se tiver um calázio?
Assim como o terçol, o calázio pode regredir também espontaneamente dois ou três dias depois de instalado. Em alguns casos, o nódulo pode persistir deixando a região vulnerável à contaminação por bactérias.
No entanto, uma lesão pode permanecer na pálpebra sob a forma de um granuloma, que aumentará de tamanho, quando a secreção produzida pela glândula não for eliminada.
No tratamento do calázio, utilizam-se compressas de calor úmido. Recomenda-se manter o calor por 20 minutos, ao menos 4 vezes ao dia. Raramente medicamentos com corticoides e antibióticos são necessários.
Nódulos persistentes ou reincidentes após as compressas mornas podem ser tratados com aplicação de medicamento no local ou exigir remoção cirúrgica.
O que causa o calazio?
O calázio surge quando a glândula não consegue drenar a secreção por ela produzida. E essa obstrução no processo de drenagem é responsável por causar a inflamção.
O calázio costuma acometer mais as pessoas que possuem a pele oleosa, sem distinção de sexo ou idade, sendo o tipo de pele o único fator que posiciona indivíduos em um grupo de risco.
Como posso evitar o calázio?
Manter a pele limpa e sempre muito bem lavada é uma boa medida preventiva para evitar o calazio.