A Ortóptica é o setor da oftalmologia que trata as alterações da motilidade ocular. O principal objetivo do tratamento é a reabilitação das perturbações da visão binocular (uso simultâneo dos olhos) provocadas pelo desequilíbrio de alinhamento dos olhos como, por exemplo, estrabismo (olho desviado), insuficiência de convergência (dificuldade de convergência para fixar um objeto próximo) e ambliopia (baixa acuidade visual de um ou ambos os olhos).
É comum que sintomas como visão embaçada, dor de cabeça, enjoo, tontura, embaralhamento e cansaço na hora de ler sejam associados a necessidade de uso de óculos, o que nem sempre é verdade.
Problemas como estes podem estar associados a musculatura dos olhos e uma dificuldade de os dois olhos atuarem juntos, em sincronismo.
Exames como Teste Ortóptico (Exame de Motilidade Ocular) e Exercícios Ortópticos são exemplos de tratamentos realizados pelo profissional ortoptista.
O Teste Ortópico é o exame que analisa tanto a movimentação ocular quanto a percepção de estímulos visuais, permitindo caracterizar de maneira mais detalhada a ocorrência de estrabismo, nistagmo e de outras condições correlatas.
O Exame utiliza de ferramentas como prismas e lentes especiais para o diagnóstico e medida dos estrabismos (desvio dos olhos).
Normalmente é realizado após indicação do médico oftalmologista.
Os exercícios ortópticos se assemelham a uma fisioterapia ocular e são indicados após uma detalhada avaliação do ortoptista durante o Teste Ortóptico. Os exercícios podem ser feitos em consultório e/ou em casa. O número de sessões e o tipo de exercício dependem de cada caso e são definidos pelo profissional.